“Será então que é possível repensar a jornada de trabalho de modo que possamos aumentar a produtividade por hora trabalhada? E melhor ainda, será que é possível fazer isso aumentando o indicador de saúde mental, bem-estar e felicidade dos profissionais?”
Prefiro o termo “satisfação profissional” do que felicidade. Mas não é sobre isso que quero falar aqui. Sim sobre a semana de 4 dias de trabalho. Tenho visto muitas pessoas repercutindo a reportagem que saiu no Fantástico.
Caso não saiba, 4 Day Week (4 dias de trabalho) é um programa piloto que está testando um novo modelo de trabalho (e de acordo com uma das promotoras do projeto, um novo modelo de negócio) baseado em 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade (100-80-100).
Os questionamentos que abrem esse post foram retirados da página do projeto piloto no Brasil. Em linhas gerais os primeiros dados coletados da implementação do projeto em 60 empresas Britânicas, indicam que dentre outros benefícios, durante o período de 6 meses de implementação do projeto houve aumento no bem-estar, produtividade e lucratividade na maior parte dos participantes.
Particularmente não sou adepta de repercutir notícias na afobação com uma perspectiva “positiva”, sem um processo de validação confiável. Pois isso gera mais confete e confusão do que transformação real.
Pelo que entendi, os testes ainda são recentes. Da primeira reunião até a conclusão da implementação do projeto é necessário 9 meses. 3 meses de preparação. 6 meses de implementação. O primeiro projeto piloto no Brasil começou no mês passado, em setembro e 2023.
Se você perguntar a minha opinião sobre a semana de 4 dias, vou dizer que gosto da ideia especialmente por apoiar a tese que várias linhas de pesquisa têm comprovado de que mais bem-estar aumenta a produtividade e a lucratividade.
Mas aqui falamos de muitas variáveis, não apenas uma isolada: no caso, a redução da jornada de trabalho.
Apenas “ter mais tempo livre” não aumenta o bem-estar. Sim o que você vai fazer nesse tempo.
Sobre determinados temas é possível ter opinião, por exemplo: se uma piada é engraçada ou não. No caso da semana de 4 dias de trabalho é preciso testar e aguardar os dados no longo prazo.
Se você tivesse a oportunidade, gostaria de testar a semana de 4 dias para verificar a real CAUSALIDADE entre aumento do bem-estar, produtividade e lucratividade?