Bem-estar de forma prática para você estar mais bem consigo.

100-80-100: será que existe uma real causalidade?

“Será então que é possível repensar a jornada de trabalho de modo que possamos aumentar a produtividade por hora trabalhada? E melhor ainda, será que é possível fazer isso aumentando o indicador de saúde mental, bem-estar e felicidade dos profissionais?”

Prefiro o termo “satisfação profissional” do que felicidade. Mas não é sobre isso que quero falar aqui. Sim sobre a semana de 4 dias de trabalho. Tenho visto muitas pessoas repercutindo a reportagem que saiu no Fantástico.

Caso não saiba, 4 Day Week (4 dias de trabalho) é um programa piloto que está testando um novo modelo de trabalho (e de acordo com uma das promotoras do projeto, um novo modelo de negócio) baseado em 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade (100-80-100).

Os questionamentos que abrem esse post foram retirados da página do projeto piloto no Brasil. Em linhas gerais os primeiros dados coletados da implementação do projeto em 60 empresas Britânicas, indicam que dentre outros benefícios, durante o período de 6 meses de implementação do projeto houve aumento no bem-estar, produtividade e lucratividade na maior parte dos participantes.

Particularmente não sou adepta de repercutir notícias na afobação com uma perspectiva “positiva”, sem um processo de validação confiável. Pois isso gera mais confete e confusão do que transformação real.

Pelo que entendi, os testes ainda são recentes. Da primeira reunião até a conclusão da implementação do projeto é necessário 9 meses. 3 meses de preparação. 6 meses de implementação. O primeiro projeto piloto no Brasil começou no mês passado, em setembro e 2023.

Se você perguntar a minha opinião sobre a semana de 4 dias, vou dizer que gosto da ideia especialmente por apoiar a tese que várias linhas de pesquisa têm comprovado de que mais bem-estar aumenta a produtividade e a lucratividade.

Mas aqui falamos de muitas variáveis, não apenas uma isolada: no caso, a redução da jornada de trabalho.

Apenas “ter mais tempo livre” não aumenta o bem-estar. Sim o que você vai fazer nesse tempo. 

Sobre determinados temas é possível ter opinião, por exemplo: se uma piada é engraçada ou não. No caso da semana de 4 dias de trabalho é preciso testar e aguardar os dados no longo prazo.

Se você tivesse a oportunidade, gostaria de testar a semana de 4 dias para verificar a real CAUSALIDADE entre  aumento do bem-estar, produtividade e lucratividade?

Curtiu? Compartilhe!

Conheça a leve

Desenvolva compartamentos e hábitos que aumentam o seu bem-estar

Sinta-se mais bem consigo: mais leve no seu dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuide-se Mais
Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

A dinâmica “apressada” da vida moderna, na qual articulamos diferentes responsabilidades na rotina, talvez faça você acreditar que nunca têm tempo suficiente para cuidar de si mesma, que práticas de

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

Em janeiro de 2025, completo 10 anos desde que participei da minha primeira imersão em meditação, ampliei meu foco no desenvolvimento intelectual e profissional, e passei a cuidar da pessoa

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

O que vem à sua mente quando você escuta o termo "inteligência emocional"? Talvez o nome de Daniel Goleman e seu famoso livro Inteligência Emocional seja uma das primeiras coisas

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Em 2016 assisti “Happy: Você é feliz?”. No documentário os pesquisadores entrevistados sugerem que o nosso nível de felicidade é influenciado por três fatores: 50% seria determinado pelos genes; 10%

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Quando falamos em autocuidado, muitas pessoas imediatamente associam o termo a exercícios físicos ou cuidados com a aparência, como frequentar salões de beleza, seguir rotinas elaboradas de skincare ou se

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

Nas últimas semanas, vi algumas manchetes indicando que "saúde mental" será um dos principais temas abordados pelo setor de Recursos Humanos das empresas em 2025. Talvez você já tenha notado