Bem-estar de forma prática para você estar mais bem consigo.

Você deposita o seu valor como pessoa no lugar errado?

Eu sei, pode soar ingênuo, mas comecei a empreender pelo senso de missão e propósito que me encontrou, na Pessoa Melhor, sem que eu o estivesse procurando.

A princípio, produzir conteúdo na internet de forma mais intencional (o que pode gerar reconhecimento público) e definir metas financeiras mais robustas, surgiram de forma pragmática para “fazer o negócio dar certo”. O objetivo não era fazer fama & fortuna.

Ou seja, o meu valor como pessoa não estava ou está depositado nessas métricas. São meios para viabilizar o negócio e, assim, cumprir o propósito.

Até então havia trabalhado com líderes e empreendedores que iniciaram a sua jornada empreendedora também por propósito, ou por oportunidade e necessidade.

Recentemente ficou mais evidente para mim o grupo de pessoas que começam a empreender para conquistar reconhecimento social (fama) e/ou fazer fortuna.

Ainda que de forma inconsciente, quem se identifica com esse “porquê” de empreender pode atrelar o seu valor como pessoa ao quanto de reconhecimento público e dinheiro conquista.

Claro, não há problema nenhum em empreender buscando reconhecimento social ou melhorar condições financeiras, de forma lícita. Mas essa motivação faz com que esse grupo esteja mais predisposto a ter a sua saúde mental prejudicada, por atrelar o seu valor como pessoa à fama e fortuna.

O problema de fama e fortuna ser a motivação principal de empreender surge se você não tiver consciência do seu real valor como pessoa, pois iniciar a busca neurótica dessa definição restrita de “sucesso”, muito presente no empreendedorismo e marketing digital, pode levar a graves problemas de saúde mental.

⚠️ Pois a saúde mental de quem atrela o seu valor como pessoa à fama e fortuna, oscila conforme essas métricas oscilam. É natural emoções oscilarem. Seu senso de valor, não.

Desatento, você também pode tornar o tipo de pessoa “mimada pelo sucesso” ou “escrava” dessa definição de sucesso.

Havia refletido sobre isso?

Curtiu? Compartilhe!

Conheça a leve

Desenvolva compartamentos e hábitos que aumentam o seu bem-estar

Sinta-se mais bem consigo: mais leve no seu dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuide-se Mais
Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

A dinâmica “apressada” da vida moderna, na qual articulamos diferentes responsabilidades na rotina, talvez faça você acreditar que nunca têm tempo suficiente para cuidar de si mesma, que práticas de

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

Em janeiro de 2025, completo 10 anos desde que participei da minha primeira imersão em meditação, ampliei meu foco no desenvolvimento intelectual e profissional, e passei a cuidar da pessoa

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

O que vem à sua mente quando você escuta o termo "inteligência emocional"? Talvez o nome de Daniel Goleman e seu famoso livro Inteligência Emocional seja uma das primeiras coisas

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Em 2016 assisti “Happy: Você é feliz?”. No documentário os pesquisadores entrevistados sugerem que o nosso nível de felicidade é influenciado por três fatores: 50% seria determinado pelos genes; 10%

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Quando falamos em autocuidado, muitas pessoas imediatamente associam o termo a exercícios físicos ou cuidados com a aparência, como frequentar salões de beleza, seguir rotinas elaboradas de skincare ou se

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

Nas últimas semanas, vi algumas manchetes indicando que "saúde mental" será um dos principais temas abordados pelo setor de Recursos Humanos das empresas em 2025. Talvez você já tenha notado