Bem-estar de forma prática para você estar mais bem consigo.

Uma vida bem vivida é um processo bem vivido

Um dos principais assuntos do momento é o filme DivertidaMente 2 e as novas emoções que agora fazem parte do enredo.

Entre as novas emoções, uma das que mais têm gerado repercussão é a ansiedade.

É um fato: todos somos seres humanos, e todos sentimos algum nível de ansiedade.

No entanto, a identificação da maioria das pessoas com essa emoção vai além do simples fato de sermos humanos e a ansiedade ser algo comum entre nós.

A superidentificação com a ansiedade ocorre principalmente por conta dos tempos em que vivemos: tempos mais ansiosos do que qualquer outro antes, por diversas razões.

“Vou ser feliz quando…” um ciclo sem fim

Muitas pessoas estão desconectadas de si mesmas e do momento presente, vivendo guiadas pelo pensamento: “Vou ser feliz quando…”. Esse pensamento as mantém em um estado constante de ansiedade, na expectativa de que, ao alcançar uma determinada “linha de chegada”, finalmente se sentirão bem consigo mesmas.

A verdade, porém, é que você pode alcançar muitos desses “lá” e ainda assim não se sentir feliz ou realizado. Isso acontece porque o único momento em que você pode realmente ser feliz e estar bem consigo mesmo é o agora.

As “linhas de chegada” que estabelecemos como condições para a felicidade são, na realidade, apenas momentos passageiros de alegria.

Deixe as linhas de chegada para trás

Que tal substituir a busca incessante por linhas de chegada por uma vida bem vivida? Curiosamente, ao fazer isso, você pode perceber que alcançar seus objetivos se torna mais natural e menos ansioso.

Por exemplo:

  • Se você deseja mais saúde física, mental e emocional, todos os dias em que adota atitudes que promovem essa saúde, você já está vivendo e se aproximando desse objetivo.
  • Se você busca melhores relações pessoais e profissionais, cada gesto saudável e construtivo que adota em suas interações diárias o aproxima de relações mais harmoniosas.
  • Se você sonha com o cargo X ou a empresa Y, cada ação coerente e alinhada a esse objetivo já é um passo em direção à realização do seu sonho.

Agora, insira aqui o que seria o seu “lá” — a sua linha de chegada.

Substitua ansiedade por presença e foco no processo

A felicidade genuína é um estado interno de bem-estar e não está condicionada a atingir uma meta específica.

Na verdade, as “linhas de chegada” muitas vezes só servem para alimentar a ansiedade — exatamente como o novo personagem de DivertidaMente 2.

Uma vida bem vivida não é feita de conquistas pontuais, mas sim daquilo que fazemos todos os dias. Em outras palavras, ela é construída em um processo bem vivido.

Foque em ser a pessoa que:

  • Cultiva bons hábitos;
  • Adota atitudes mais saudáveis em suas relações;
  • Trabalha de forma alinhada com suas aspirações.

Ao fazer isso, você reduz a ansiedade, experimenta a felicidade genuína e transforma sua jornada de vida em um processo mais significativo e pleno.

Curtiu? Compartilhe!

Conheça a leve

Desenvolva compartamentos e hábitos que aumentam o seu bem-estar

Sinta-se mais bem consigo: mais leve no seu dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuide-se Mais
Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

A dinâmica “apressada” da vida moderna, na qual articulamos diferentes responsabilidades na rotina, talvez faça você acreditar que nunca têm tempo suficiente para cuidar de si mesma, que práticas de

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

Em janeiro de 2025, completo 10 anos desde que participei da minha primeira imersão em meditação, ampliei meu foco no desenvolvimento intelectual e profissional, e passei a cuidar da pessoa

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

O que vem à sua mente quando você escuta o termo "inteligência emocional"? Talvez o nome de Daniel Goleman e seu famoso livro Inteligência Emocional seja uma das primeiras coisas

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Em 2016 assisti “Happy: Você é feliz?”. No documentário os pesquisadores entrevistados sugerem que o nosso nível de felicidade é influenciado por três fatores: 50% seria determinado pelos genes; 10%

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Quando falamos em autocuidado, muitas pessoas imediatamente associam o termo a exercícios físicos ou cuidados com a aparência, como frequentar salões de beleza, seguir rotinas elaboradas de skincare ou se

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

Nas últimas semanas, vi algumas manchetes indicando que "saúde mental" será um dos principais temas abordados pelo setor de Recursos Humanos das empresas em 2025. Talvez você já tenha notado