Não sei exatamente quando começamos a nossa relação por aqui.
Em qual momento desta jornada você se conectou comigo.
Talvez você ainda não saiba, expandi o meu foco do desenvolvimento intelectual e profissional, comecei a exercitar o meu autoconhecimento, “sair do piloto automático” e a cultivar a pessoa que estou de forma integral e, com isso, a nutrir o meu bem-estar, em janeiro de 2015, quando estava finalizando o meu mestrado.
Em 2017, utilizando as minhas habilidades de pesquisadora e jornalista, decidi compartilhar o conhecimento que estava adquirindo e os benefícios que estava vivenciando por meio do blog pessoamelhor.com, de uma newsletter e conta no Instagram.
De lá pra cá, diversas pessoas se conectaram comigo por meio dos conteúdos compartilhados. Algumas permanecem, outras já partiram… novas pessoas chegaram.
Ao longo de 9 anos cultivando a pessoa que estou de forma integral e, com isso, vivenciando mais bem-estar, posso dizer que colecionei alguns aprendizados. Quero aproveitar a oportunidade para compartilhá-los com você para que também melhorem a sua vida como têm melhorado a minha 🙂
1 – Garantir uma boa qualidade de sono é vital para o bem-estar. Não negligencie o seu sono. Ele determina boa parte da qualidade do seu desempenho ao longo do dia.
2 – Faça o básico. Beba água, alimente-se de forma saudável, faça uma atividade física de forma regular. Sim, esse é o básico para você apenas “funcionar” bem na vida.
3 – Aprenda a acolher emoções e gerenciar o estresse. A vida está cada vez mais “fácil” por conta do desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, mais estressante. Saber lidar de forma saudável com o que sentimos, nos sobrecarrega e nos tira do centro no dia a dia é uma benção! Quando se tornar capaz de fazer isso você vai me agradecer, prometo.
4 – Cultive relacionamentos saudáveis. Já foi comprovado por pesquisa científica que a qualidade das nossas relações é um dos aspectos que mais impacta na nossa qualidade de vida. Não é sobre a quantidade de relações, nem sobre ter relacionamentos perfeitos. Sim, saudáveis. E para ter relações saudáveis é preciso desenvolver competências que talvez você ainda não tenha bem fortalecidas.
5 – Aprenda mais sobre autoliderança e se torne capaz de integrar as áreas centrais da sua vida na rotina. Isso vai te deixar mais física, mental, emocional e espiritualmente melhor. Contribui diretamente para o seu estado de harmonia interna.
6 – Exercite a gratidão. Em meio ao agito do dia a dia, das responsabilidades e da busca frenética por dar check nas nossas listas de objetivos é fácil deixar de reconhecer o que há de bom na nossa vida. E mesmo quando estamos enfrentando desafios, é possível agradecer por estarmos vivos, com saúde ou de repente por ter o que comer.
7 – Limite o uso de mídias digitais. Reduza o tempo gasto em redes sociais e notícias negativas. O excesso de informação que recebemos hoje em dia e a exposição constante a informações negativas pode afetar o nosso estado de ânimo, a saúde mental e o bem-estar emocional.
8 – Seja autêntica e coerente. Autenticidade é sobre reconhecer as nossas necessidades, crenças e valores, viver com base nisso e ser capaz de defendê-los mesmo em contextos em que vamos desagradar. Jamais fale algo que não pratica. Integridade acima de tudo. Combinado?!
9 – Poderia continuar listando mais muitos aprendizados aqui, mas para manter a ideia central da conversa: 9 aprendizados em 9 anos, vou encerrar com algo fundamental: Fortaleça constantemente os A’s importantes da nossa vida: autoconhecimento, autoaceitação, amor-próprio, autoestima, autoconfiança, afeto, autocompaixão. Qual outro A eu de repente esqueci e você incluiria?…
Como sempre, cultivar todos esses aspectos é um trabalho para o dia a dia.
Para a vida inteirinha.
Se precisar de companhia e orientação para seguir nesta jornada cultivando estar mais bem consigo, na rotina e na vida, continue contando comigo acessando os conteúdos, produtos e serviços que desenvolvemos com muito carinho na Pessoa Melhor!
E aí, quando foi e como você se conectou comigo e com a Pessoa Melhor?