Bem-estar de forma prática para você estar mais bem consigo.

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

Em janeiro de 2025, completo 10 anos desde que participei da minha primeira imersão em meditação, ampliei meu foco no desenvolvimento intelectual e profissional, e passei a cuidar da pessoa que estou de forma integral.

Por isso, vou aproveitar para compartilhar com você 10 aprendizados que adquiri ao longo dessa jornada praticando autocuidado integral e, assim, nutrindo o meu bem-estar no dia a dia – que continua até hoje.

  1. Exercite sua autoconsciência para viver uma vida que vale a pena ser vivida

Autoconscientes saímos do modo automático de viver, estamos presentes na vida, nos conectamos mais profundamente conosco, e nos tornamos capazes de adotar comportamentos e hábitos mais saudáveis de forma consciente no dia a dia.

  1. Autocuidado é sobre atender necessidades

Autocuidado vai muito além de cuidados com o físico. Envolve nutrir as nossas necessidades emocionais, mentais, físicas, espirituais e sociais. Quando adotamos comportamentos e hábitos que nutrem cada uma dessas dimensões,  nutrimos o nosso bem-estar e nos sentimos mais bem conosco de maneira consistente.

  1. Garantir uma boa qualidade de sono é essencial

Observe e cuide da qualidade do seu sono. Quando negligenciamos o sono, comprometemos nossa capacidade de raciocinar, lidar com emoções e até mesmo de realizar atividades simples. Valorize seu descanso — ele é essencial para que você tenha um bom desempenho ao longo do dia.

  1. Acolha suas emoções e gerencie o estresse

A vida está cada vez mais “fácil” por conta do desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, mais estressante. Acolher emoções no dia a dia nos permite lidar de forma saudável em vez de ficarmos sobrecarregados por experiências emocionais passageiras, e gerenciar o estresse na rotina evita o estresse crônico.  Além disso, lidar de forma saudável com emoções e sentimentos é a base para o autoconhecimento, autocompaixão, amor-próprio, autoestima, autoconfiança, autoliderança… Enfim, para desenvolver todos os A”s importantes na nossa vida.

  1. Adote micro-hábitos e rotinas de autocuidado

Pequenas ações diárias têm grande impacto. Hidrate-se, alimente-se de forma nutritiva, movimente o corpo, aprenda algo novo, cuide da sua espiritualidade… O básico bem feito contribui para criar harmonia interna e nos concede energia para o dia a dia.

  1. Cultive relações saudáveis

Pesquisas científicas já comprovaram: a qualidade das nossas relações é um dos fatores que mais impactam a qualidade de vida, especialmente de idosos. Não é sobre quantidade nem sobre perfeição — é sobre relações saudáveis. Relacionamentos saudáveis requerem habilidades que podemos desenvolver e fortalecer com prática diária.

  1. Exercite a gratidão

Em meio à correria do dia a dia e metas, é fácil esquecer de reconhecer o que há de bom na nossa vida. Mesmo nos momentos difíceis, há motivos para agradecer — pela respiração, pela saúde, pela oportunidade de aprender com os desafios. Praticar gratidão melhora significativamente nossa saúde mental e emocional, tornando-nos mais resilientes e felizes.

  1. Felicidade genuína é um estado interno de bem-estar

Quando vivenciamos felicidade genuína, não estamos alegres porque algo aconteceu. Vivenciamos um estado de bem-estar como um estado de ser – não uma resposta ao que acontece no em torno.

  1. Estar bem consigo é o impacto mais positivo que você pode gerar para si, para os outros e no mundo

O principal objetivo de cada ser humano é se tornar mais autoconsciente ao longo da jornada e melhorar como pessoa, primeiro, para si mesmo. Quando você está em paz consigo mesmo, o impacto positivo é inevitável: você adota comportamentos e hábitos mais saudáveis para si, para os outros e nos ambientes em que se coloca.

  1. Seja autêntica

Autenticidade significa viver alinhada às nossas necessidades e valores, mesmo que isso signifique desagradar em alguns contextos. Posicione-se ainda que isso gere incômodo.

Esses são 10 dos principais aprendizados que tive ao longo da minha jornada praticando autocuidado integral e, assim, nutrindo o meu bem-estar no dia a dia. Você já está agindo de forma mais autoconsciente na sua rotina e praticando autocuidado integral?

Curtiu? Compartilhe!

Conheça a leve

Desenvolva compartamentos e hábitos que aumentam o seu bem-estar

Sinta-se mais bem consigo: mais leve no seu dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuide-se Mais
Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

Sem tempo? Adote micro-hábitos de autocuidado

A dinâmica “apressada” da vida moderna, na qual articulamos diferentes responsabilidades na rotina, talvez faça você acreditar que nunca têm tempo suficiente para cuidar de si mesma, que práticas de

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

10 aprendizados em 10 anos praticando autocuidado integral no dia a dia

Em janeiro de 2025, completo 10 anos desde que participei da minha primeira imersão em meditação, ampliei meu foco no desenvolvimento intelectual e profissional, e passei a cuidar da pessoa

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

Inteligência emocional, gestão emocional e agilidade emocional: Qual a diferença e por onde começar?

O que vem à sua mente quando você escuta o termo "inteligência emocional"? Talvez o nome de Daniel Goleman e seu famoso livro Inteligência Emocional seja uma das primeiras coisas

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Quais hábitos aumentam o seu bem-estar?

Em 2016 assisti “Happy: Você é feliz?”. No documentário os pesquisadores entrevistados sugerem que o nosso nível de felicidade é influenciado por três fatores: 50% seria determinado pelos genes; 10%

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Autocuidado não é apenas praticar atividade física

Quando falamos em autocuidado, muitas pessoas imediatamente associam o termo a exercícios físicos ou cuidados com a aparência, como frequentar salões de beleza, seguir rotinas elaboradas de skincare ou se

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

O que você ainda não notou por trás do buzz em torno da saúde mental

Nas últimas semanas, vi algumas manchetes indicando que "saúde mental" será um dos principais temas abordados pelo setor de Recursos Humanos das empresas em 2025. Talvez você já tenha notado