fbpx
bem-estar, comportamento, estresse

Você é um adulto analfabeto emocional?

Na infância, de modo informal e inconsciente, nossos responsáveis nos ensinam à nos desconectarmos das nossas emoções e sentimentos.

Não porque nos querem mal, mas exatamente pelo fato de não terem passado por um processo formal de alfabetização emocional.

Por um processo que os ensinassem a reconhecer e lidar de forma saudável com emoções e sentimentos.

Assim, reproduzem nos filhos padrões aprendidos na própria infância e fortalecidos ao longo da vida. Por exemplo, imagine que um casal leva o filho em uma visita na casa de amigos.

O filho começa a brincar com algum objeto da casa e os pais o sancionam. A criança é contrariada, fica irritada e começa a chorar.

Os pais, por não saberem lidar com a própria irritação e com a da criança, deixam ela chorar até ficar cansada e dormir.

Nesse cenário, está irritada porque foi contrariada e expressa a sua irritação por meio do choro. O cansaço provocado pelo choro gera sono e ele dorme.

Ao não captarem o que está realmente acontecendo, os pais incentivam a criança a pensar que está apenas com sono e perdem a oportunidade de praticarem lidar de forma saudável com as próprias emoções e ensinar a criança a reconhecer e aprender a lidar com a frustração e irritação.

A constante não identificação do que uma criança realmente está sentindo pode torná-la um adulto míope em relação às próprias emoções, ou seja: um analfabeto emocional, e emocionalmente imaturo.

Não raro, na vida adulta, pessoas próximas podem notar alguma diferença em nosso estado de espírito e nos perguntar se está tudo bem. 

Sem refletir dizemos apenas que estamos cansados.

Mas na realidade é que o que chamamos de cansaço pode ser reflexo da tristeza ou irritação sentida provocada por inúmeros acontecimentos, não processados, no dia a dia. 

Dizer que estamos apenas cansados camufla tais sentimentos e dificulta a tarefa de lidar com eles.

Torne-se capaz de lidar de forma saudável com as suas emoções na rotina, gerenciar o estresse e se sentir mais centrada no dia a dia, no Programa Acolher.

 Já consegue perceber e lidar de forma saudável com o que sente? Ou ainda reproduz padrões “negativos” aprendidos na infância?

Preencha seus dados abaixo:

Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Logo, será redirecionado para a página de Checkout do Programa ACOLHER!