fbpx
bem-estar, estresse, relacionamentos

Torne a presença a sua prioridade na vida

Esteja onde você está.

Sinta o que está sentindo.

Viva o que está vivendo. 

Por quê?

Porque em meio às tarefas do dia a dia nos esquecemos desse clichê mega importante de que a vida acontece aqui e agora.

O passado do qual nos orgulhamos ou nos arrependemos, bem como o futuro que visualizamos estão sendo construídos nesse exato instante.

Óbvio, eu sei. Mas pergunto: você realmente vive com presença ou apenas está seguindo o fluxo?  

Saindo do piloto automático


Por mais lindo que isso tudo soe, sei que é difícil demais estar 100% presente 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano.

A gente se envolve profundamente no fluxo de compromissos e responsabilidades cotidianas.

E algumas tarefas fazemos no automático, como dirigir. O que é saudável já que nosso cérebro precisa “guardar energia” para atividades mais complexas.

Contudo, pode ser que de vez em quando ocorra aquele clique. Reconhecemo que não apenas realizando algumas tarefas no automático. 

Sim que estamos vivendo no piloto automático.


Além disso, quem lidera, empreende ou é muito comprometido com o que faz e que tem prazer em aprender, está constantemente “trabalhando”.

Esse grupo, no qual me incluo, tem “um pouco” (pra ser generosa) dificuldade de virar a chavinha on/off. Está sempre pensando no negócio, nas responsabilidades, identificando oportunidades, conectando os pontos…

Sempre trabalhei bastante (e continuo). Tenho a alegria de gostar do que faço. Mas, a maturidade traz para a gente mais clareza do que queremos para a vida (diferente de quando estamos iniciando a carreira profissional).

Logo, nos tornamos mais práticos e objetivos, e aumenta o anseio de criar espaço para atividades além do trabalho. A princípio, vivendo no piloto automático, parece não cabe mais nada.

Mas, cabe. Cabe tudo o que a gente quer fazer caber.

Talvez não caiba tudo nas nossas 24h por dia. Mas cabe.

Como? Com presença.

Com presença fazemos caber tudo o que importa na vida da gente.

Pois perdemos muito tempo no piloto automático. Quanto tempo você perde trabalhando no piloto automático? Se relacionando no piloto automático? Comendo no piloto automático? Vivendo no piloto automático?

De nada adianta passar muito tempo com a família, se estiverem o tempo todo brigando. De nada adianta passar o dia inteiro “trabalhando”, mas na realidade estar enrolando ou desfocado. De nada adianta fazer uma atividade física apenas para cumprir tabela, sem colher os seus benefícios… ou sempre comer “algo” na correria e, sequer, sentir o real sabor da comida.

Não é fácil, mas é possível


Como disse no início dessa conversa, não é fácil estar presente o tempo todo – e na realidade é mais saudável fazer algumas tarefas no automático.

Mas cuidado para não viver uma vida no automático. Sem presença.

Não é sobre a quantidade de tempo que dedicamos a cada atividade ou pessoa na nossa vida. Sim, sobre a qualidade do tempo e da atenção às atividades e às pessoas.

Lembra que integrar as áreas da vida no dia a dia é essencial para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar integral.

Sair do piloto automático e treinar a atenção é um  esforço intencional que vale a pena para fazer caber tudo o que realmente importa, na vida. 

Assine a Leve e fortaleça a sua presença no dia a dia.

Você sente que está vivendo no piloto automático?



Preencha seus dados abaixo:

Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Logo, será redirecionado para a página de Checkout do Programa ACOLHER!