Acreditamos que pessoas mudam o mundo. Receba nosso melhor conteúdo com exclusividade

Inspiração na vida, como e onde encontrar?

Respiro

Sabe o que te inspira e te faz viver com mais entusiasmo? Vida inspirada requer o treinamento do nosso olhar. Descubra como e onde encontrar inspiração para cultivar uma vida mais plena.

A gente costuma buscar inspirações de decoração, de looks do dia, make, penteados, para escrever um texto ou uma música.

E para a vida? O que nos inspira e nos concede mais vontade de viver com entusiasmo?

É bom ter  consciência do que faz nossos olhinhos brilharem, especialmente naqueles dias em que bate uma bad. E que sem motivo aparente, não temos sequer vontade de sair da cama.

Inspiração tem diferentes significados: biológico, teológico e filosófico. Aqui me refiro à inspiração mais próximo do sentido de influência.  Daquilo que conversa com a gente, nos energiza e ajuda a nos manter em movimento.

Afinal, mesmo quando temos clareza do caminho que queremos trilhar, do objetivo a ser conquistado, às vezes precisamos repor as energias ao longo da jornada. Por isso é importante saber o que nos inspira.

O que inspira você?

Tudo e todas as pessoas que nos cercam são potenciais fontes de inspiração. Um olhar em busca de inspiração consegue enxergá-la nos lugares mais inesperados. Por exemplo, em um gesto singelo de gentileza feito por um estranho na fila do banco, ou na imagem de um ipê florido.

Mas além das delicadezas que permeiam o dia a dia, podemos buscar inspiração ao participarmos de eventos ou de cursos, onde encontramos e nos conectamos a velhos e novos rostos. Um perfil no Instagram pode nos inspirar, assim como a história de vida de pessoas, livros, filmes, séries, músicas, dança, pintura e escultura - ou seja, a arte manifestada em suas diferentes formas é uma rica fonte de inspiração. 

Diariamente somos bombardeados por atrocidades. Presenciamos e escutamos relatos de acontecimentos que nos fazem duvidar da possibilidade de uma vida inspirada. E é diante de tantas atrocidades que se faz ainda mais necessário manter uma atitude atenta e reflexiva sobre os detalhes que nos cercam para adicionar beleza e leveza ao caos.

Para cultivar uma vida inspirada  

Mapear nossas fontes de inspiração e manter um olhar atento para encontrá-la no dia a dia é essencial, mas também vale a pena identificar o que suga nossa motivação. 

A INSPIRAÇÃO é externa. Como mencionei, uma pessoa, um livro, uma paisagem, um filme, uma música etc podem nos inspirar. Também podemos nos sentir inspirados pela nossa própria história. Pela pessoa que estamos nos tornando. É muitíssimo saudável manter um olhar compassivo para si, reconhecer o caminho percorrido, os aprendizados e as conquistas. 

Por outro lado, a MOTIVAÇÃO vem todinha da gente e está conectada ao nosso propósito, ou de forma mais simples, aos nossos valores e objetivos. Independe do outro, só vibra dentro da gente mesmo.

Se constantemente buscamos inspiração por falta de motivação, a primeira pode se tornar um paliativo para uma questão mais profunda que envolve a segunda. Aí vale a pena respirar fundo e entender o que está ocorrendo e, se for o caso, buscar a ajuda de um profissional da saúde.

Sendo assim, é interessante treinar o olhar não apenas para identificar o que nos inspira, como também para verificar o que impede que nossa vida inspirada se manifeste. Desse modo podemos cultivar uma vida inspirada de forma plena.

Consegue listar suas fontes de inspiração? Quem ou quais são?
Compartilha comigo. 
Beijo :)
Aline

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin