fbpx
bem-estar, comportamento, estresse, liderança, relacionamentos, Uncategorized

Como está a sua curva de aprendizado emocional?

A maioria de nós não tem uma, de forma consciente. Ou pelo menos não tem clareza do que isso seja.

Chamo de curva de aprendizado emocional o que aprendemos com experiências passadas e com o processamento de emoções e sentimentos, especialmente diante de situações desafiadoras.

Logo, são os aprendizados que colecionamos ao longo do tempo e que orientam a tomada de decisões futuras.

Não raro passamos por uma experiência difícil e reagimos à ela. Após a situação ser superada não refletimos de forma intencional sobre o acontecimento e sobre os aprendizados. O mais comum é pensar sobre a situação dentro da perspectiva da ruminação

A ruminação ocorre porque não processamos emoções e sentimentos. Ficamos presos nos sentimentos em um ciclo vicioso mental, repetindo pensamentos, ao invés de observar a situação dentro da perspectiva da resolução de problemas. Questionar: o que de fato pode ser aprendido e se tornar um parâmentro para o enfrentamento de situações semelhantes no futuro?

O passado observado de forma saudável é escola, não um local no qual ficamos presos.

Da mesma forma, não processar emoções e sentimentos no dia a dia pode ter um impacto mega negativo em simples decisões. Pais que sentem culpa por trabalharem muito e dedicarem pouco tempo aos filhos podem se tornar “negligentes” em outras situações.

Como não chamar a atenção do filho diante de comportamentos prejudiciais ou permitir que coma mais doces porque “Afinal, ele sente muito a minha falta. Ele merece.” Uma decisão baseada na culpa não processada, não no bem estar da criança. Ruim para os pais que acumulam sentimentos difíceis e para os filhos.

Se não processo emoções e sentimentos, de forma inconsciente começo a tomar decisões baseadas nelas; o que aos poucos cria uma bola de neve de decisões negativas. O que não contribui para a curva de aprendizado emocional.

O que dificulta criar a curva de aprendizado emocional?

Acredito que um aspecto em especial dificulta muito a gente criar uma curva de aprendizado emocional. Esse aspecto é o comportamento reativo e menos reflexivo, que o ritmo cada vez mais acelerado da vida fortalece.

Refletir, ter calma, parece perda de tempo. Estamos todos super ativados, em estado de alerta constante. Produzindo e consumindo conteúdos superficiais. Queremos informações extremamente enxutas e mastigadas. Viciados em distrações que aliviam o estresse de forma rápida. O tal quick fix. Precisamos de tudo agora, já.

Ficamos ansiosos por permanecer alguns segundos em silêncio com a gente mesmo, sem um estimulo auditivo ou visual. Consultamos o celular de forma automática a cada segundo. Estamos o tempo todo reagindo. Literalmente reagindo. Reagindo a notificações e aos nossos feeds com likes, ameis, hahaha etc.

Reativos, logo não há espaço para introspecção e reflexão. Deixamos de processar as nossas emoções e sentimentos, com isso não notamos, apenas reagimos a eles. Também não adotamos as “ferramentas” necessárias para aprendemos com experiências passadas.

Sem autoconsciência emocional e tempo para reflexão, não há aprendizado. Sem aprendizado repetimos comportamentos prejudiciais. Não criamos de forma consciente a nossa curva de aprendizado.

Conceda-se o tempo necessário e busque as ferramentas adequadas

A curva de aprendizado emocional é essencial para que a gente não acumule respostas emocionais prejudiciais, nem repita erros passados. Sim aprenda com eles e melhore a nossa tomada de decisões futuras.

Como disse, a maioria de nós não tem uma curva de aprendizado consciente porque não se permite o tempo necessário para fazer isso, ou não possui as “ferramentas” para fazer essa reflexão.

A dica aqui é: para criar essa curva de aprendizado é essencial cultivar calma (evitar a reatividade), processar as nossas emoções, refletir (ao invés de ruminar) e identificar soluções para problemas a partir das nossas experiências.

Se tiver dificuldade de fazer isso sozinho, te ajudo a cultivar calma e forneço ferramentas para processar as suas emoções e refletir sobre as suas experiências dentro da perspectiva da resolução de problemas na mentoria individuae no workshop Primeiros passos para gerenciar pensamentos, emoções e sentimentos no dia a dia.

Preencha seus dados abaixo:

Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Logo, será redirecionado para a página de Checkout do Programa ACOLHER!