Reconhecer a ocorrência de uma emoção, percebendo uma mudança nos próprios pensamentos, na energia, no corpo ou na expressão facial, na linguagem corporal ou na voz de outra pessoa. Essa é a primeira pista de que algo importante está acontecendo.
Fazer conexões entre uma experiência emocional e os termos precisos para descrevê-la. Pessoas com um “vocabulário de sentimentos” mais maduro conseguem diferenciar emoções relacionadas, como satisfação, felicidade, euforia e êxtase. Rotular emoções com precisão aumenta a autoconsciência e nos permite adotar a estratégia mais adequada para lidar com cada experiência emocional.
Saber a causa das emoções e perceber como elas influenciam os pensamentos e as decisões. Isso nos ajuda a refinar as previsões sobre o nosso comportamento e o comportamento dos outros.
Envolve monitorar, moderar e modificar as reações emocionais de maneiras úteis, a fim de alcançar objetivos pessoais e profissionais. Isso não significa ignorar emoções inconvenientes; ao contrário, trata-se de aprender a aceitá-las e lidar com elas. Pessoas com essa habilidade empregam estratégias para gerenciar as próprias emoções e ajudar os outros com as deles.
Saber como e quando mostrar nossas emoções, dependendo do ambiente, das pessoas com quem estamos e do contexto geral. As pessoas com essa habilidade desenvolvida entendem as chamadas “regras de exibição” e adaptam melhor a sua expressão emocional. Também comunicam emoções ao invés de reprimí-las.
Aline Xavier é a fundadora da Pessoa Melhor. Formada em jornalismo e mestre em comunicação social, aos 24 anos havia dado check em seus objetivos profissionais e intelectuais até ali. Mas, diferente do que poderia ter imaginado, sentia que “faltava algo”. Um mês antes da defesa da sua dissertação de mestrado participou de uma imersão em meditação. Naquele momento iniciou o seu processo de autoconhecimento e começou a se interessar por temas relacionados ao bem-estar. Expandiu o seu foco do desenvolviemento acadêmico e profissional, e passou a cultivar a pessoa que estava de forma integral. Ao adotar comportamentos e hábitos de autocuidado físico, mental, espiritual e emocional no dia a dia, começou a vivenciar um estado de bem-estar mais constante e mais profundo chamado de plenitude ou felicidade genuína. Conheceu uma “nova versão” sua mais leve que carinhosamente chamava de Aline Solar.
Desde 2015 o bem-estar se tornou o seu tema central de pesquisa e capacitação. De forma espontânea, em 2017, começou a transbordar os seus aprendizados teóricos e práticos na Pessoa Melhor. Para atender uma demanda reprimida, em 2020 deixou a sala de aula da universidade e começou a lecionar para as alunas da @pessoamelhor. Primeiro em aulas abertas no Instagram/YouTube que evoluíram para workshops pagos e mentorias, dando origem aos cursos gravados agora disponibilizados na LEVE.
Mestre em comunicação e sociedade pela Universidade de Brasília e graduada em comunicação social (jornalismo), Aline tem especializações em Emoções e regulação emocional: questões filosóficas e psicológicas (UFMG), e Mediação de conflitos (PUC Minas). Seu talento é a pesquisa, e encontrou na Pessoa Melhor um profundo senso de missão e propósito. Atualmente desenvolve produtos e serviços sobre bem-estar para facilitar a prática do autocuidado integral no dia a dia.